Noticia

Modelo Central

5 de setembro de 2013

UM POUCO DA HISTORIA DA CENTAL DAS AGUAS

No inicio da década de 90, com recursos do banco alemão KfW e do Governo do Estado da Bahia, foram implantados através da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB), 182 sistemas de abastecimento de água e construídas 12.704 privadas higiênicas na região da Chapada Diamantina.
Inicialmente a idéia era que as associações locais gerenciassem esses sistemas, entretanto isso não foi o suficiente para garantir o sucesso do auto-gerenciamento dos sistemas implantados.
Com as dificuldades relacionadas à gestão, surgiu a necessidade de criar uma organização supra comunidades, porém com perfil semelhante, que coordenasse os trabalhos de manutenção dos sistemas implantados, garantindo a continuidade dos benefícios e ainda apoiasse as associações através de educação associativista.

Em 1998, foi construída a CENTRAL, com sede em Jacobina, para atender as localidades beneficiadas nessa região.

A CENTRAL é responsável pela manutenção, preventiva e corretiva, de todos esses sistemas. Possui uma equipe administrativa,financeira e tecnicas.

Associação Civil de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, patrimônio e administração própria. Regida pelo Código Civil Brasileiro, pelo seu Estatuto Social e disposições legais pertinentes.

A Central realiza apenas pequenos Investimentos sendo os grandes Investimentos de responsabilidade do seu principal parceiro, o Governo do Estado.

A Tarifa de Água cobrada é de R$ 7,85 por mês, até o consumo de 10 metros cúbicos de água.

Novidades

Área de Abrangência

  • Piemonte da Diamantina;
  • Piemonte Norte do Itapicurú;
  • Sisal;
  • Sertão de São Francisco.